Telefone: (11) 4401-1227
Endereço: Avenida Brasil, 565 - Parque das Nações - Santo André - SP

A importância do uso de papel timbrado

O mundo está cada vez mais globalizado e conectado pelas novas tecnologias. Dessa forma, conseguir um destaque não é sempre uma tarefa fácil para as organizações. Afinal, um mesmo produto ou serviço pode ser oferecido por várias empresas e algumas vezes, com a mesma qualidade e preços extremamente competitivos. Mas isso não significa que este destaque é impossível, o que mudou é a forma de alcançá-lo. Se antes era só pela qualidade, atualmente esse destaque também se refere a uma imagem corporativa forte e consolidada.

Para que uma marca alcance sucesso e reconhecimento, é necessário que ela esteja presente na mente (e no coração) dos consumidores, e esta presença se faz através da construção de uma sólida identidade visual. Para isso, é necessário ser persistente na divulgação. E uma ótima forma de fazê-la é através do papel timbrado.

O que é papel timbrado?

Papel timbrado são os materiais de escritório da organização que possuem logotipo, nome da empresa e uma forma de contato. Também pode explorar cores, fontes e imagens e utilizar papéis especiais, acabamentos, tonalidades e gramaturas diferenciadas. Ele deve ser exclusivo e representar de forma gráfica o posicionamento da empresa.

É considerada uma maneira formal de comunicação, principalmente entre empresas, tendo em vista que é necessário para identificar, qualificar e promover a marca da instituição; também pode ser utilizado por associações e profissionais liberais.

É válido reforçar que, como esta peça será usada para a impressão de documentos da empresa, recomenda-se que ele tenha as dimensões de uma folha A4 (21,0 x 29,7 cm), de acordo com o padrão de papéis da ABNT.

Poucas empresas conhecem as diversas funcionalidades e importância de uma papelaria corporativa e, principalmente, de um papel timbrado. Porém, com a aplicação adequada e um design atraente, seus impactos no sucesso dos negócios são bem perceptíveis.

Sabendo que existem pessoas com pouco conhecimento a respeito desse tema e sobre em quais situações devem ou não usar o papel timbrado, separamos alguns itens que podem te ajudar:

  • Cartões de apresentação

Os cartões de todos os funcionários devem ser timbrados e padronizados, para passar uma imagem mais profissional e positiva da empresa.

  • Orçamentos

Orçamentos podem ser documentos de uso interno (circulação de informações) ou externo (prestação de contas). Por conta disso, esses documentos exigem um nível de representação mais séria.

  • Documentos

Documentos que serão enviados para outras pessoas, também são uma ótima ocasião para utilizar o papel timbrado, pois ajudam a reforçar a identidade visual da empresa e expressa credibilidade.

  • Pedidos

Os pedidos podem ser feitos internamente (entre setores, por exemplo) ou no ambiente externo (entre empresas e fornecedores). Mesmo que os pedidos sejam simples, a padronização do papel de solicitação de produtos e serviços demonstra o profissionalismo e a seriedade da empresa.

  • Envelopes:

Como os envelopes possuem uma circulação maior, o uso de papel timbrado fará com que inúmeras pessoas conheçam e reconheçam sua empresa.

  • Declarações

Justamente por serem mais formais e terem a função de passar uma mensagem para outras pessoas, as declarações também são itens que pedem por uma estrutura mais séria, como o papel timbrado.

  • Materiais promocionais

Todos os materiais de propaganda, como panfletos, fyers, banners e divulgação em veículos, devem ser construídos de forma coerente com a imagem da marca (mesmas cores, formas e fontes).

  • Feiras e eventos

Nessas ocasiões, o uso do papel timbrado é fundamental pois a marca e o nome da empresa ficarão visíveis para um maior número de pessoas.

  • Apresentações

Ao fazer uma apresentação, o principal objetivo é convencer o cliente a contratar seus serviços ou comprar seus produtos. E uma forte identidade visual, presente nos materiais físicos por meio do papel timbrado ou no material digital por meio de marca d’água é um fator determinante.

  • Contratos

Em contratos, o papel timbrando é praticamente uma obrigação.

  • Comunicados internos

Um erro que muitos empresários comentem é justamente se preocupar tanto com a comunicação externa a ponto de esquecer da comunicação de dentro da empresa. Já que todos os colaboradores também se comunicam constantemente entre si sobre assuntos que são de interesse da empresa, a padronização dos papéis que eles utilizam mostra uma grande preocupação e valorização com o próprio ambiente corporativo.

Agora que você entendeu a necessidade de usar o papel timbrado em seus arquivos profissionais, entre em contato conosco para fazer seu orçamento.

× Em que posso ajudar ?