Telefone: (11) 4401-1227
Endereço: Avenida Brasil, 565 - Parque das Nações - Santo André - SP

A importância de criar uma papelaria corporativa para sua empresa

Para uma empresa ganhar espaço no mercado e conquistar um grande número de clientes, é preciso construir uma marca forte e bem estruturada. Para isso, são necessários muitos elementos além de um bom logotipo.

Uma boa opção é a criação de uma papelaria organizacional, que produz um impacto imediato no público. Ela é uma excelente ferramenta de marketing e de relacionamento que a maioria das pessoas não conhece ou não considera utilizar.

A papelaria corporativa é umcomposto de peças que representam efetivamente uma marca. Essas peças são usadas no cotidiano da empresa, dentro do ambiente coorporativo ou na comunicação com o público externo, como clientes, fornecedores e parceiros. Em outras palavras, é a materialização da marca e da identidade visual de uma empresa.

Muitos acham que este tipo de produto é um simples acessório, mas a papelaria corporativa pode ser uma ferramenta estratégica muito importante para divulgar a empresa e ganhar mais clientes. Afinal, como diz o velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”, certo?

Imagine que você negocie um determinado serviço ou produto com uma empresa e o representante comercial te entregue o orçamento em uma folha de sulfite branca, com as informações de contato escritas a caneta. Provavelmente você vai achar que a organização em questão não é muito profissional. Com a papelaria institucional, você transmite credibilidade, confiança e qualidade que são pontos extremamente importantes no momento da decisão de compra.

O fato de investir nesse material mostra que você acredita em seu negócio a longo prazo e dedicar tempo para fazer as pequenas coisas da maneira correta ajuda seus clientes a acreditarem que você também prestará o serviço com o mesmo nível de correção e eficiência.

Além disso, o uso de um modelo padrão de papelaria em toda comunicação da sua empresa ajuda no crescimento e fortalecimento da sua marca. Cada vez que os clientes abrem algum de seus documentos, eles imediatamente veem as cores da sua empresa, seu logo ou outros detalhes gráficos que identificam a marca. Se for usado apenas um papel comum, você perde a chance de conectar seu cliente com a identidade visual do seu negócio.

Um material bem produzido, alinhado com a identidade visual e o posicionamento da marca, fortalece o nome da empresa no mercado porque ela se torna facilmente lembrada e reconhecida pelo público, ganhando a fidelização e o respeito do cliente.

O Material Corporativo engloba todas as peças de papelaria e também outros objetos e produtos que, de acordo com a necessidade da empresa, são produzidos com base na identidade visual da marca, como, por exemplo:

  • Cartão de visita
  • Papel timbrado
  • Envelopes e pastas personalizados/customizados
  • Convites
  • Flyers
  • Apresentações em powerpoint
  • Assinaturas de e-mail
  • Etiquetas adesivas
  • Bloco de anotação

A padronização dos documentos é um grande diferencial para qualquer empresa. Em uma reunião de negócios, por exemplo, é recomendado que se forneçam pastas customizadas com a identidade visual da empresa para as pessoas presentes. Além de demonstrar preocupação com procedimentos mínimos do ambiente coorporativo, isso fortalece a imagem de sua empresa sem ser necessário muito investimento.

Com função semelhante à da pasta, a utilização de envelopes é extremamente bem vista pelo mercado. Na entrega ou troca de documentos, detalhes como o uso de papelaria corporativa bem planejada é o que faz a diferença. Usar envelopes customizados é uma forma de dizer para seus parceiros, funcionários e público que você se preocupa com todos os detalhes.

Talvez o mais importante de todos os itens para o setor comercial seja o cartão de visitas, que ainda é o instrumento mais eficiente para a promoção física de uma instituição. É uma forma rápida e efetiva de comunicação e prospecção. É válido lembrar que existe um formato certificado pela norma ISO (ISO 7810) para os cartões de visita: 9 cm x 5 cm.

A ideia de criar uma papelaria organizacional pode se expandir para brindes fornecidos para clientes, parceiros e até mesmo colaboradores. Cartões de fidelidade, vale-presentes e catálogos de produtos também podem ser usados de acordo com cada tipo de negócio.

O importante é perceber o quanto essa ferramenta é necessária para ampliar seu empreendimento. Esses detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos donos de uma empresa, podem ter um grande valor para auxiliar nas vendas e na consolidação de uma identidade de marca.

× Em que posso ajudar ?